Mundo Yogi

Como praticar yoga em casa – especial para iniciantes

COMO PRATICAR YOGA EM CASA – especial para iniciantes.

Eu costumo brincar que a prática de yoga se fez de difícil pra mim. Primeiro eu não tinha dinheiro para pagar as aulas, e quanto tive dinheiro para pagar as aulas em estúdio eu não tinha horário disponível pra praticar. Ironias do destino? 

Eu sou do tempo que pega DVD da Shiva Rea – também conhecida como a Madonna do yoga – emprestado na biblioteca pra poder praticar yoga em casa. 

Hoje, felizmente, existem muitas opções para você praticar yoga em casa em qualquer horário. Mas por onde começar?  Continue lendo…

  • Escolha uma professor ou professora qualificada – de preferência com bastante experiência. Alguém que realmente se debruçou no estudo da prática – ou seja, não caia nas aulas da sua amiga ou influencer que fez algumas aulas e está apenas repetindo o que ouviu. 

 

  • Você não precisa comprar roupa de yoga – o seu pijama ou roupa confortável que tá jogada no armário serve. Também não precisa comprar tapetinho de yoga logo de cara. Pode usar uma toalha de banho ou cobertor dobrado pra colocar no chão. *Bonus : quando você for comprar um tapetinho entenda que o mais barato muitas vezes é igual a sua toalha de banho, e que mesmo o mais caro não é garantia de satisfação. Com mais de 15 anos de prática, vai por mim, você vai encontrar o seu tapetinho ideal depois de muitas tentativas e errros

 

  • Coloque um horário na sua agenda. Isso mesmo, que nem quando você vai ao médico, sabe? Horário marcado com você mesma. Isso vai te ajudar a manter a prática constante e você vai poder usufruir dos benefícios da prática.

 

  • Não prenda a respiração. Sabe quando você está assistindo um filme super tenso que você segura a respiração sem nem perceber? Pois é… quando a gente experimenta fazer algo novo é comum prender a respiração um pouquinho porque são muitas novas informações para assimilar. Então, preste atenção pra manter a sua respiração fluida. Isso vai te ajudar a não criar tensão muscular desnecessária.

 

  • Tenha paciência e se celebre! Roma não foi construída em um dia. E, verdade seja dita, não vai ser uma ou duas aulas de yoga que vão te deixar familiar com todas as posturas. Então, ao invés de se colocar pra baixo por de repente não conseguir fazer todas as posturas da aula logo de cara, pausa, e se orgulhe de você mesmo por estar aprendendo algo novo! Isso mesmo, pode dar batidinha nas costas. Quando você menos esperar vai perceber os efeitos maravilhosos da prática. 

 

Abaixo seguem algumas aulas que recomendo pra quem está começando. Vamos?