Logo do Blog
Logo do Blog

PERGUNTAS frequentes

Ícone de Lupa para campo de pesquisa
O QUE É Yoga?
A palavra yoga, vem da palavra sânscrita yuj, significa jugo ou ligação, e é frequentemente interpretada como “união” ou um método de disciplina.

O Yoga é um conjunto de conhecimentos de mais de 5 mil anos e tem como objetivo harmonizar o corpo com a mente, através de técnicas de respiração (pranayamas), posturas de yoga (asanas) e meditação.
YOGA É UMA religião?
Yoga não é uma religião. É uma filosofia que começou na Índia há cerca de 5 mil anos.

Às vezes, o yoga entrelaça outras filosofias como o hinduísmo ou o budismo, mas não é necessário estudar esses caminhos para praticar ou estudar yoga.

Também não é necessário abdicar de suas próprias crenças religiosas para praticar yoga.
QUAIS SÃO OS MAIORES BENEFÍCIOS DA PRÁTICA DE Yoga?
A atividade ajuda a diminuir estresse, aliviar ansiedade, reduzir inflamação, pode melhorar a saúde do coração e combater depressão. Também promove uma melhor qualidade do sono, melhora a flexibilidade, foco e o equilíbrio além de melhorar a respiração e qualidade de vida em geral.
É PERIGOSO PRATICAR YOGA online?
É recomendável que sempre que possível o praticante tenha a orientação de um professor que o conheça e seja o seu mentor. No entanto, nem sempre isso é possível. neste caso, preste atenção às suas necessidades e limitações. Faça o que é possível e aproveite a jornada.
QUANTAS VEZES POR SEMANA PRECISO participar?
Tudo depende das suas necessidades e estilo de vida. Pense que praticar de forma consistente é muito mais importante do que a frequência com que se pratica.
COMO MANTER A disciplina?
Seja gentil com você mesmo e tenha expectativas realistas. Comprometa-se a praticar um número de vezes na semana e coloque na sua agenda como uma meta a ser realizado. no canal do Youtube ofereço uma nova playlist todo mês em que você pode basear a sua prática mensal. Também envio uma nova aula toda semana para quem está cadastrado na minha lista de e-mails que funciona como lembrete e inspiração.
SENTI DORES DURANTE A PRÁTICA E agora?
É sempre importante respeitar os limites do seu corpo. Como qualquer atividade física, você pode sentir dores musculares, provenientes de algo que é novo na sua rotina, a prática da yoga. Por isso, sempre converse com seu médico para garantir que esteja tudo bem.
ESTOU ACIMA DO PESO, posso praticar?
É sempre importante respeitar os limites do seu corpo. Como qualquer atividade física, você pode sentir dores musculares, provenientes de algo que é novo na sua rotina, a prática da yoga. Por isso, sempre converse com seu médico para garantir que esteja tudo bem.
ESTOU GRÁVIDA, posso praticar?
Parabéns! O Yoga pode ser excelente para a gestante e para o bebê. Aqui temos aulas voltadas especialmente para você, além de meditações e dicas de respirações. No entanto, apenas o médico que te acompanha pode orientá-la sobre o que é ou não adequado para você.
PRECISO DE UM TAPETINHO DE YOGA para praticar?
Não. Você pode praticar ioga em qualquer lugar, no chão, na grama, na praia, qualquer lugar em que você se sinta bem e confortável pode servir para realizar a prática. Você pode usar uma toalha de praia, colchonete ou coberta para cobrir o chão se preferir. O tapete de yoga ajuda sim para que a prática seja o mais confortável possível, pois ele absorve impactos e mantém a sua temperatura do corporal mas ele não é extremamente necessário. Ainda sim, se você preferir ter um existem inúmeras marcas que você pode adquirir online ou em lojas especializadas, eu recomendo que se possível experimente antes de comprar.
Depois da prática senti o corpo dolorido, É normal?
Sim. Assim como qualquer exercício físico que você pratica, as dores musculares podem surgir. Mas conheça seu corpo! se você perceber que algo está fora do normal, procure um médico.
É normal chorar / rir durante ou após a prática de yoga?
É completamente normal. A prática de yoga te possibilita o autoconhecimento, de uma forma que talvez você nunca tenha tido. Portanto, é uma prática para que você permita-se sentir e se autoconhecer. Pratique de peito aberto!
Senti dores na lombar, o que eu faço?
O ideal não é sentir dores na coluna. Mas assim como o resto do seu corpo, a coluna também possui músculos que são utilizados durante a prática de yoga, por isso é ideal praticar de forma consciente, sempre lembrando de usar seu abdômen ao invés da lombar. Por isso é muito importante ouvir o que o seu corpo diz, se você perceber que as dores estão fora do normal, ou que não correspondem a dores musculares, procure sempre ajuda médica.
Vish! Dormi na Shavasana
Pode acontecer! (haha) e tá tudo bem! O melhor é que você procure estar sempre presente durante toda a prática. Inclusive no relaxamento! Esse é um momento para prestarmos mais atenção à nossa respiração, e experimentar sensações corporais de relaxamento.
Flatos vaginais são normais?
Mulheres, quando praticamos posturas com as pernas afastadas ou com as pernas lá no alto, é normal que ao relaxar o ar saia, fazendo com que você solte aqueles gases pela vagina. Fique tranquila, isso é completamente normal.
Dor nos joelhos na posturas de apoio, o que fazer?
É necessário sempre ouvir o que o seu corpo tem a dizer! Se em uma postura de apoio você sentir dores no joelho, pode colocar uma almofada em baixo deles, um pano dobrado ou até mesmo dobrar o seu próprio tapetinho para ter mais conforto durante a prática. Mas se a dor for muito grande, e não só em posturas de apoio, procure um médico!
É normal perder o foco durante a prática?
Sim, é normal. Não se cobre! É completamente normal perder o foco durante a aula e o que você pode fazer para mudar isso é praticar cada vez mais, sempre se esforçando em estar presente.
O que comer antes da prática?
Como qualquer exercício físico, o ideal é não estar com o estômago cheio na hora da prática e caso queira comer algo, se alimente no máximo 20 minutos. Tradicionalmente a yoga é praticada em jejum.
Praticar Yoga emagrece?
Tudo depende da intensidade com que você realiza sua prática, e do objetivo da aula. Mas sim, a yoga auxilia no emagrecimento.
Meus filhos podem praticar comigo?
Claro! Temos algumas aulas para crianças, e com algumas modificações qualquer aula pode ser praticada em família.
Deficiente visual pode praticar?
Sim. As aulas consistem em explicações e demonstrações. É melhor que tenha alguém para te auxiliar ou praticar junto, caso você tenha alguma dificuldade durante a aula. Caso não tenha, não tem problema!
Deficiente auditivo pode praticar?
Sim. As aulas consistem em explicações e demonstrações. É melhor que tenha alguém para te auxiliar ou praticar junto, caso você tenha alguma dificuldade durante a aula. Nossos vídeos já estão em processo para serem legendados.
Tenho pouco espaço, consigo praticar?
Claro! A prática de yoga requer pouco espaço, uma vez em que você precisa somente do seu corpo. Recomendo, que se puder pratique em um lugar iluminado, arejado e longe de móveis ou objetos pontiagudos.
Yoga auxilia na depressão ou Ansiedade?
Yoga é uma prática de autoconhecimento. portanto pode sim auxiliar no tratamento de doenças como depressão e ansiedade.
Não tenho tempo, como posso praticar?
As aulas têm durações muito diferentes! você sempre pode encontrar uma que se encaixa na sua rotina. pode ser a aula de 5min ou de 60min.
Sou deficiente físico, existem formas de praticar?
Claro! É sempre possível adaptar sua prática para que ela seja acessível. Temos aulas de yoga na cadeira, meditações, aulas de respiração etc.
Quantas aulas por semana devo fazer?
Não existe um número certo de aulas que você deve praticar. Tudo vai depender dos seus objetivos e disponibilidade.
Como escolher quais aulas fazer?
Você pode escolher alguma das playlists que temos, ou procurar a aula de acordo com a sua necessidade (relaxamento, yoga detox e etc). E também temos o calendário do mês, com aulas-sugestões para sua prática, de forma gratuita. Ainda não conhece? Clique aqui.
Yoga é só para mulheres?
Não! O Yoga é para todos aqueles que desejam praticar yoga.
Preciso ter computador para praticar?
Não. Você pode acessar o blog através de qualquer dispositivo com acesso à internet.
Assistindo as aulas do canal, automaticamente estou habilitado a lecionar yoga?
Não! Para se especializar e lecionar Yoga são necessários cursos específicos.